Meteorito Cai em Chelyabinsk, Rússia




Moradores que estavam a caminho do trabalho ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor. Isto aconteceu no dia 15/02/2013. Um meteorito caiu na cidade de Chelyabinsk, distante 1,5 mil quilômetros de Moscou, no sul da Rússia, próximo aos Montes Urais.

O fenômeno deixou um longo rastro, uma cauda de fumaça. Os cientistas explicam que o termo “meteoro” se refere ao rastro luminoso provocado pela entrada de um corpo celeste na atmosfera. Já os pedaços menores, que podem atingir a superfície da Terra, são chamados de meteoritos.
Segundo as autoridades locais, a rocha que veio do espaço tinha 12 metros de largura e pesava cerca de dez toneladas quando entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade supersônica de 54 mil quilômetros por hora. Os cientistas dizem que entre 30 e 50 quilômetros da superfície ela se desintegrou em pequenas partes.
O governo russo explicou que, ao explodir no céu, o fenômeno liberou uma energia equivalente à de uma bomba atômica. Vários estrondos foram ouvidos na região.
O deslocamento do ar estilhaçou vidros. Alarmes de automóveis dispararam. Milhares de pessoas foram surpreendidas. Não tiveram tempo de se proteger. Portas foram arremessadas como se fossem feitas de papel. Tetos desabaram. Cerca de mil pessoas ficaram feridas. No momento do impacto, os telefones celulares pararam de funcionar.
No Brasil, o astrônomo Júlio Lobo explicou o fenômeno. "Ele deve ter se fragmentado ainda muito alto, e isso provocou um boom sônico. Então houve um deslocamento de ar, por isso que nós vimos diversas janelas quebradas, e ele também causa perturbação no campo magnético".
O vídeo nos dá uma idéia de quão assustador foi o fenômeno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...