O Ego e O Eu



“O Ego é o pior inimigo do Eu, mas o Eu é o melhor amigo do Ego…
O Ego é um péssimo senhor, mas é um ótimo servidor.”

O Ego, diz a filosofia oriental, é o pior inimigo do Eu;
Mas o Eu é o melhor amigo do Ego.

O Ego é inimigo porque é ignorante.
Pois toda a inimizade vem da ignorância.

O Eu é amigo porque é sábio
A amizade é filha da sabedoria.

Enquanto o homem ignora a si mesmo,
Não há solução para o problema fundamental do homem e da humanidade.

Mas como levar o homem da ignorância para a sabedoria?
Da incompreensão para a compreensão?
Da inexperiência para a experiência de si mesmo?

Para que esta grande revelação aconteça ao homem,
(pois deve acontecer-lhe!)
Deve o homem criar um ambiente propício ao redor e dentro de si mesmo;
Pois, segundo as eternas leis do universo,
Quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece.
Quando o homem-ego está pronto, o homem-eu se revela.

Isto é auto-realização.
Huberto Rohden

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...