As Três Perguntas


Certo dia um imperador decidiu que se ele soubesse as respostas de três perguntas, ele sempre saberia o que fazer, não importasse o quê. Então, ele mandou anunciar em todo o seu reino, que se alguém pudesse responder suas três perguntas, ele daria uma grande recompensa.

- Quando é o melhor tempo para se fazer alguma coisa?
- Quem é a pessoa mais importante?
- Qual é o objetivo mais importante?

O imperador recebeu muitas respostas, mas nenhuma o satisfez. Finalmente ele decidiu viajar para uma montanha para visitar um eremita que vivia lá no alto. Talvez ele soubesse as respostas.

Quando lá chegou ele fez as três perguntas. O eremita, que estava capinando o seu jardim, ouviu atentamente a então retornou ao seu trabalho sem dizer uma só palavra.

Como o eremita continuava a capinar, o imperador percebeu o quanto ele estava cansado, e disse:
- Me dê a enxada. Eu vou capinar para que você possa descansar um pouco.

Depois de capinar por muitas horas, o imperador, cansado, pôs a enxada de lado e disse:
- Se você não pode responder minhas perguntas, não tem problema. Basta me dizer e eu vou embora.

De repente, apareceu por detrás das arvores, um homem cambaleando e segurando o estômago. Quando o eremita e o imperador se aproximaram ele desmaiou. Abrindo sua camisa eles viram que ele tinha um corte profundo. O imperador limpou a ferida, usando sua própria camisa para estancar o sangue. Quando recobrou a consciência o homem pediu água. O imperador correu até o riacho e trouxe-lhe água. O homem bebeu e dormiu.

O eremita e o imperador carregaram-no para a cabana e o deitaram. O imperador, extenuado após um dia nada comum, também dormiu.

Na manhã seguinte, ao acordar, o imperador viu o homem ferido em pé na sua frente murmurando:
- Perdoa-me!

- Perdoar você?
Disse o imperador, sentando imediatamente.
- O que você fez que necessita o meu perdão?

- Vossa Majestade não me conhece, mas eu o tenho considerado como o meu pior inimigo. Durante a última guerra, Vossa Majestade matou meu irmão e roubou minhas terras. Então eu jurei vingança dizendo que iria matá-lo. E, de fato, ontem eu estava em uma emboscada, esperando Vossa Majestade retornar para casa para matá-lo. Eu esperei muito tempo, mas, por alguma razão, Vossa Majestade não retornou. Quando eu deixei meu esconderijo para procurá-lo seus guardas me encontraram e me reconheceram. Então eles me atacaram e me feriram. Eu sangrei muito, se não tivesse me ajudado eu certamente teria morrido. Eu tinha planejado matá-lo e em vez disso Vossa Majestade salvou-me a vida. Eu estou envergonhado e muito agradecido. Por favor, me perdoe.

O imperador estava atônito. E disse:
- Agora que ouvi a sua história, eu é que lhe peço perdão pela dor que lhe causei, e agradeço por seu ódio ter acabado. Qualquer guerra é sempre terrível, e trás dores para ambos os lados, não importando quem é o vencedor. Eu te perdôo, e ainda te devolvo as terras que te tomei. Vamos ser amigos de agora em diante.

Depois de orientar seus guardas para levar o homem para casa, o imperador disse ao eremita:
- Eu devo ir agora. Vou viajar pelo mundo a procura de respostas para as minhas perguntas. Espero algum dia encontrá-las. Adeus.

O eremita sorriu e disse:
- Suas perguntas já foram respondidas, Majestade!

- O que você está dizendo?
Exclamou surpreso o imperador.

O eremita explicou.
- Se você não tivesse me ajudado a capinar o meu jardim ontem, atrasando o seu retorno, você teria sido atacado no caminho para casa. Portanto, o tempo mais importante para você foi o tempo que você capinou o meu jardim. A pessoa mais importante fui eu, a pessoa com quem você estava, e o objetivo mais importante era simplesmente me ajudar.

- Depois, quando o homem ferido chegou, o tempo mais importante foi o tempo que você dispendeu cuidando da sua ferida, de outro modo ele teria morrido e você teria perdido para sempre a oportunidade de perdoar e fazer nova amizade. Naquele momento ele era a pessoa mais importante e o objetivo mais importante era tratar sua ferida.

E continuou dizendo.
- O presente momento é o único momento.
A pessoa mais importante é sempre a pessoa com quem você está.
O objetivo mais importante é fazer com que a pessoa que está ao seu lado se sinta feliz.
O que poderia ser mais simples ou mais importante?

Então, ao ouvir tão sábias palavras, o imperador curvou-se em gratidão ao velho eremita e foi em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...