Sabedoria Indígena




Tudo na terra tem um propósito
Cada doença uma erva para curar
Cada pessoa uma missão a cumprir.
Esta é a concepção dos índios sobre a existência...
Christine Quintasket (índia Salish) 1888-1936





“Hold on”, uma oração indígena
Segure o que é bom,
Mesmo que seja um punhado de terra.
Agarre-se ao que você acredita,
Mesmo que seja uma árvore que se mantem de pé por si mesma.
Mantenha seu foco no que você deve fazer,
Mesmo que tenha um longo caminho a percorrer.
Segure-se em sua vida,
Mesmo que seja mais fácil desistir.
Segure-se em minha mão,
Mesmo se algum dia eu estiver muito longe de você.


Oração do nativo americano
Oh, Grande Espírito,
Cuja voz eu ouço nos ventos
E cujo sopro, dá vida a todo o mundo...
Ouça-me.

Eu sou pequeno e fraco.
Eu preciso de sua força e sabedoria.

Deixe-me andar e continuar a contemplar através de meus olhos
A beleza do pôr do sol vermelho e roxo.
Faça com que minhas mãos respeitem as coisas que você fez
E que meus ouvidos continuem afiados para ouvir sua voz.

Faça-me sábio
Para que eu possa entender as coisas que você ensinou o meu povo.
Deixe-me aprender as lições
Que você tem escondido sob cada folha e sob cada pedra.

Busco força,
Não para ser superior ao meu irmão,
Mas para lutar contra meu maior inimigo
- Eu mesmo.

Que eu esteja sempre pronto para chegar até você
Com minhas mãos limpas e com o olhar sempre em frente,
Assim,
Quando a vida se desvanecer,
Como o pôr do sol que desaparece no horizonte,
Meu espírito irá até você
Sem medo e sem vergonha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...