Circássia



Os Circassianos são um pequeno grupo étnico originário da região do norte do Cáucaso historicamente designada como Circássia, que se esforçam para manter vivas suas tradições. Eles têm danças, vestimentas e culinárias próprias e falam um complicado dialeto com 64 consoantes. São muçulmanos, mas de olhos azuis e cabelos avermelhados.

Tinham regras rígidas de conduta. Mulheres circassianas eram encorajadas a dar à luz em silêncio para que os bebês não precisassem saber que estavam nascendo. Para mantê-los numa espécie de “ambiente uterino”, um berço tradicional foi criado. Os bebês eram envoltos em panos e retirados apenas para mamar. Até hoje, alguns casais ainda utilizam o artefato. Manter a forma também era importante. Havia um código muito estrito de alimentação. No passado, a roupa típica dos homens circassianos tinha sempre 50 centímetros de cintura.

A sociedade circassiana tinha como principal atividade econômica a criação de gado, cavalos e pesca. Desde novos, os homens deviam levar armas e eram treinados para serem guerreiros. As mulheres portavam armas junto aos homens e eram respeitadas.

O fato da Circássia nunca ter constituído uma unidade política contribuiu para reduzir a sua influência na zona e sofrer invasões de grupos nômades como mongóis, ávaros, pechengos, hunos e cazares.

As mulheres circassianas eram dotadas de uma beleza e de uma elegância raras. No Império Otomano algumas dessas mulheres foram raptadas para fazerem parte dos haréns do Império do Sultão Turco, vítimas de escravidão sexual. Ficaram conhecidas por "moss haired girls" (mulheres com cabelos cobertos de musgo) ou “Circassian beauties” (belezas circassianas).

A propagação de beleza circassiana rendeu um avultado lucro a quem explorava estas mulheres que eram expostas em museus ou em diversos circos onde realizavam inúmeros truques.

Na Europa e América as circassianas eram o ideal de beleza feminina, e teve repercussões na poesia e na arte. Uma das características destas mulheres era a pele branca que contrastava com um cabelo ripado como algumas tribos africanas.

Linda Dança Circassiana




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...