A Galinha e o Trigo


Uma Fábula cuja autoria é por mim desconhecida, que aborda a questão do trabalho, ociosidade, lucro e divisão de bens.
Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência.
Mas se você se identificar com algum dos personagens...
Curta, comente, compartilhe.
Cristina Corradi

Uma galinha achou alguns grãos de trigo e disse aos seus vizinhos:
– Se plantarmos este trigo, teremos pão para comer. Alguém quer me ajudar a plantá-lo?
– Eu não, disse a vaca.
– Nem eu, emendou o pato.
– Eu também não, afirmou o porco.
– Então, eu mesma planto, disse a galinha.

E assim o fez. O trigo cresceu alto e amadureceu em grãos dourados.
– Quem vai me ajudar a colher o trigo?
– Não faz parte das minhas funções, disse o porco.
– Eu me arriscaria a perder o seguro-desemprego, exclamou o pato.
– Então, eu mesma colho. E colheu o trigo.

Finalmente, chegou a hora de preparar o pão.
– Quem me ajuda a assar o pão? – indagou a galinha.
– Só se me pagarem hora extra, disse a vaca.
– Eu não posso pôr em risco meu auxílio-doença, emendou o pato.
– Eu nunca aprendi a fazer pão, disse o porco.

Ela, então, assou cinco pães e pôs todos numa cesta para que os vizinhos pudessem ver.
De repente, todo mundo queria pão.
Mas a galinha simplesmente disse:
– Não, eu vou comer os cinco pães sozinha.

– Lucros excessivos! – gritou a vaca.
– Sanguessuga capitalista! – exclamou o pato.
– Exijo direitos iguais! – bradou o ganso.
O porco só grunhiu.

Eles pintaram faixas e cartazes com a palavra “Injustiça” e marcharam em protesto contra a galinha.
Um agente do governo chegou e repreendeu a galinha:
– Você não pode ser assim egoísta.
– Mas eu trabalhei por esse pão, defendeu-se.
– Exatamente – disse o agente. Qualquer um aqui pode ganhar o quanto quiser. Mas, sob nossas modernas regulamentações governamentais, os trabalhadores mais produtivos têm de dividir o produto de seu trabalho com os que não são produtivos.

Anos depois, os vizinhos sempre se perguntavam por que a galinha nunca mais fez um pão e a fazenda faliu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...