Animais Marinhos - Puffer Fish



Geralmente designados como baiacu ou fugu, o Puffer Fish  é uma espécie de peixe de quatro dentes, que tem a capacidade de inflar o corpo, como se fosse um balão, quando se sente ameaçado. Seus olhos e órgãos internos são altamente tóxicos. Contudo, a sua carne é altamente apreciada no Japão e na Coreia.

O fotógrafo Yoji Ookata estava em um de seus mergulhos no Oceano Pacífico na ilha de Amami Oshima, no sul do Japão, quando notou algo incomum. Impresso no fundo do oceano, a 80 metros de profundidade, ele viu um circulo repleto de sulcos de diferentes alturas com cerca de 6,5 metros de diâmetro, que tinha sido esculpido na areia.

Ele descobriu que o artista era um pequeno baiacu (Puffer Fish) que nadava incansavelmente durante dia e noite para criar uma escultura, utilizando o gesto de uma única barbatana.

As fêmeas ficam atraídas pelos cumes das várias camadas esculpidas na areia, e vão ao encontro do macho ao descobrir seu ninho. Após o acasalamento, o casal deposita seus ovos recém-fertilizados na areia no centro do círculo.

Além de ser bonito, o círculo também serve a um propósito muito prático: As cristas cuidadosamente esculpidas agem como amortecedores contra as correntes oceânicas, protegendo os ovos fertilizados evitando que sejam movidos ou arrastados.

Além disso, as pequenas pedras e conchas, tão cuidadosamente colocadas na periferia do círculo, servem como fonte de alimento para os pequenos peixes.Golfinhos são um dos poucos animais aquáticos, mamíferos como nós, os humanos.


São ágeis, velozes e acrobatas, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h . Seu organismo é adaptado para o mergulho em apneia a grandes profundidades. Mergulham até 300 metros de profundidade e podem ficar até 8 minutos embaixo d’água. Mas estes animais dóceis passam a maior parte do tempo, mesmo, na superfície das águas, acompanhando os barcos, podendo permanecer por horas, em superfícies mais raras, onde o consumo de oxigênio é reduzido.



Mais Sobre Animais Marinhos
Tratado de Animais Selvagens - Zamir Sivino Cubas, Jean Carlos Ramos Silva, José Luiz Catão-Dias; Vol I e II



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...